"Nada se espalha com maior rapidez do que um boato" (Virgílio)

Hefesto


É o deus do fogo, da metalurgia e tudo relacionado ao trabalho com metais. Trabalhava admiravelmente os metais e construiu inúmeros palácios de bronze, além da esplêndida armadura de Aquiles, as flechas de Apolo, a couraça de Héracles, e o cetro e a égide de Zeus. Segundo uma tradição, nasceu manco e feio e, por isso, foi atirado do alto do Monte Olimpo aos mares por Hera, sua mãe, que, gerou-o sozinha. Foi recolhido por Tétis e Eurímone, com as quais viveu por nove anos. Já crescido, ele se vingou dela, enviando-lhe de presente um trono de ouro. Quando Hera se sentou, correntes a prenderam habilmente e ninguém conseguia quebrá-las. Hefesto só soltou a mãe, muito tempo depois, tendo exigido a volta ao Olimpo e a mão de Afrodite. Outras histórias dizem que, ao defender de Zeus sua mãe, este atirou-o do Céu e, precipitando durante um dia inteiro, caiu na Ilha de Lemos. Suas forjas, com vinte foles, foram depois do Olimpo colocados no Etna, onde tinha os Cíclopes como companheiros de trabalho. O Etna era a sua principal oficina, tendo outras em outros vulcões.
Era Hefesto quem construía as armaduras, cedros e espadas de Zeus; o ferreiro do Olimpo. Também era o responsável pela produção dos raios. Apesar de feio e manco, tinha aparência robusta e se casou com a mais bela das deusas, Afrodite, por ela ter recusado o amor de Zeus. Em Roma era Vulcano ou Mulcíbero.
Na Ilíada, sua esposa era uma das três graças, chamada Aglaia por Hesíodo. Somente na Odisséia é que ele aparece como esposo de Afrodite.

2 Response to "Hefesto"

  1. Anônimo Says:
    13 de novembro de 2010 às 19:57

    Mais ele só se Casou com Afrodite .. pq foi uma coisa que pediu por ter livrado sua mão das correntes do trono que construiu. Certo ?

  2. Tony Mendes says:
    13 de novembro de 2010 às 20:17

    Exatamente, essa é uma das interpretações mitológicas acerca de Hefesto. Lembremo-nos de que cada geração histórica grega acrescia suas interpretações a medida que as compreensões se tornavam mais claras.
    Um abraço e obrigado por sua visita e comentário.